Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fase de Grupos Euro 2012: Balanço, o melhor e os pior, os destaques, e o 11 ideal



A fase de Grupos do Euro 2012 chegou ao fim. Agora é o "mata mata", como dizia o Felipão. Portugal é a única equipa que a cada presença no Euro, passou sempre a fase de grupos. Hoje, vamos defrontar uma boa equipa, mas temos tudo para passar à frente.
Mas vamos ao que interessa. Vamos resumir, destacar, salientar o positivo e o negativo desta fase de grupos do Euro 2012

Grupo A
O grupo A, foi o mais rico em surpresas. Até à ultima jornada, a dúvida iria para quem iria seguir com a Rússia para os quartos, mas o efeito foi o inverso. Os russos entraram com tudo o fulgor, ao vencer a Republica Checa por 4-1. Porém, um empate com  Polónia e uma derrota com a Grécia afastaram, surpreendentemente os russos  para fora da prova. A verdade é que os soviéticos eram a melhor equipa deste grupo, e entraram a deliciar e a surpreender muitos. Havia muita gente que já colocava os russos no lote dos favoritos após a goleada aos checos. Talvez isso tenha relaxado os russos, e o que é real, é que eles vão ver o resto do Euro em casa e bem podem agradecer este facto à Grécia. Grécia esta, que ressuscitou ao terceiro dia. Um empate no primeiro encontro frente à Polónia e uma derrota perante os checos, comprometeu as aspirações da formação de Fernando Santos. Os gregos não estava bem, e já ninguém acreditava neles. Porém, a surpreendente vitória sobre a Rússia, e a derrota da Polónia, colocaram, contra todas as expectativas, a selecção grega nos quartos de final. E, nos quartos de final, juntamente com os gregos, segue a Republica Checa que classificou-se em primeiro lugar. Os checos começaram muito mal, com uma pesada derrota com a Rússia. Contudo, os nossos adversários nos quartos de final, organizaram-se, uniram-se e renasceram, para conseguir duas vitórias seguidas, o suficiente para passar à fase seguinte.
Quanto à Polónia, foi uma meia desilusão. Era a equipa anfitriã, conta com bons valores (como Lewandovski  Obraniak, entre outros) e esperava-se mais do que dois empates e uma derrota.
Neste grupo A, o grupo com menos qualidade da prova, foram as duas equipas que "ressuscitaram" que vão marcar presença na fase seguinte. A Grécia vai enfrentar a Alemanha, enquanto a Republica Checa, e já se sabe, vai enfrentar a nossa selecção.






Grupo B
O Grupo B foi considerado o grupo da morte. Independente do que acontecesse, uma das selecções favoritas iria ficar pelo caminho. A Alemanha, por semi-finalista do Mundial 2010 e finalista do Euro 2008, e a  Holanda por ter sido finalista do Mundial de 2010, entravam com mais responsabilidades e com mais favoritismo para a qualificação. Portugal iria discutir taco a taco com estas duas selecções o acesso à fase seguinte, embora com menos pressão e responsabilidade. A outra selecção era a Dinamarca, que na fase de apuramento foi primeira do grupo de ... Portugal. Começando pela Alemanha, a selecção orientada de Joaquim Low foi eximia e irrepreensível. Fez o pleno, venceu os três jogos: 1-0 frente a Portugal, 2-0 frente à Holanda e 2-1 frente à Dinamarca. Aliás, esta foi a primeira das três derrotas da selecção holandesa. Aquela que era uma das grandes favoritas ao titulo, acabou com 0 pontos, sendo a grande desilusão da competição. Logo, o titulo pelo 2º lugar foi entre Portugal e Dinamarca. Todavia, a "equipa de todos nós" não deu hipóteses ao vencer os outros dois jogos, à própria Dinamarca e à Holanda. A equipa dinamarquesa acabou por ficar em terceiro lugar, com uma vitória e duas derrotas.
Alemanha e Portugal seguem, justamente, para os quartos de final, os vão defrontar o 2º e o 1º classificados do Grupo A, ou seja, Grécia e Republica Checa, respectivamente. 




Grupo C
No Grupo C não houve surpresas. Os grandes favoritos, Itália e Espanha, passaram à fase seguinte. Mas, a Croácia deu muita luta, e talvez se não tivesse sido um erro do árbitro, os croatas estavam na fase seguinte em detrimento da formação espanhola. No primeiro jogo, a Croácia venceu a Republica da Irlanda e aproveitou o empate entre italianos e espanhóis para chegar ao primeiro lugar. Na segunda jornada, os croatas empataram com a Itália, enquanto a Espanha derrotou a Irlanda, deixando tudo em aberto para a última jornada. Na última ronda, a Itália não desapontou e venceu a Irlanda, enquanto que a Espanha num jogo muito equilibrado, acabou por derrotar a formação "axadrezada" mesmo em cima dos 90 minutos, num jogo em que a Croácia viu-lhe um golo ser mal anulado. Uma última palavra para a Republica da Irlanda, que apesar de não ter tudo um único ponto, disputou os jogos sempre com garra, alma, vontade e fair-play.
Espanha e Itália qualificam-se para os quartos. A Croácia fica-se a queixar da arbitragem.


Grupo D
No último grupo de Euro, a selecção que ficou em terceiro lugar também têm razão de queixa da arbitragem. Quando Inglaterra Ucrânia discutiam o segundo lugar, eis que a equipa anfitriã introduz a bola dentro da baliza adversária, mas o árbitro fechou os olhos. O golo não bastava para seguir em frente, mas relançava o jogo todo e ficaria a bastar apenas um golo. A verdade é que a Inglaterra acabou por vencer por 1-0, e juntando a mais uma vitória (sobre a Suécia) e um empate (sobre a França) qualificou-se em primeiro lugar do grupo. Qualificou-se em primeiro lugar, porque a França, depois de ter empatado com a Inglaterra e de ter vencido a Ucrânia, foi surpreendentemente derrotada pela Suécia. Foi a única vitória da Suécia, que nos outros dois jogos contou com duas derrotas. 
Seguem em frente os dois colossos, enquanto, que em mais uma situação, a Ucrânia fica-se a lamentar da arbitragem. A Inglaterra vai enfrentar a Itália, enquanto que a França vai medir forças com a poderosa selecção espanhola.



MVP
1º jornada- Andriy Shevchenko, Ucrânia
2º jornada- Alan Dzagoev, Rússia
3º jornada- Cristiano Ronaldo, Portugal

Melhor 11 Fase de Grupos Euro 2012
Guarda Redes: Casillas- A fortaleza espanhola. Garantiu as vitórias espanholas com defesas de grande calibre, e com a sua enorme segurança e liderança. 

Lateral Direito: Debuchy- Competente a defender, têm sido ofensivamente que se têm tornado num dos elos mais desequilibradores dos franceses e um quebra-cabeças para os adversários.

Central: Pepe- O defesa português têm sido irrepreensível. Não passa nada, Pepe limpa tudo e é o patrão da defensiva lusitana. Grandes cortes que têm valido pontos. Além disto, também tem contribuído ofensivamente, quer seja nos lances de bola parada, quer seja quando se envolve em movimentos atacantes.

Central: Mellberg- O veterano sueco têm sido dos melhores da sua selecção. Raçudo, e exímio nas alturas, é um autêntico muro, que não permite ultrapassagem a ninguém.

Lateral Esquerdo: Jordi Alba- Capdevila têm um substituto à altura. O espanhol quando se circunda no ataque cria vários problemas à defensiva adversária. Uma das surpresas. 

Médio defensivo: Andrea Pirlo- A classe não escolhe idades, Pirlo continua o mesmo. Todo o futebol italiano passa por ele, e é elo mais importante da formação italiana. Comanda todo o carrossel do futebol italiano. Um génio !

Médio Ofensivo: Iniesta- Cria oportunidades, desequilibra, e ainda finaliza, sempre com grande classe e qualidade. Cada vez mais, é o responsável por comandar o futebol ofensivo espanhol. Joga e faz jogar, que craque!

Médio ofensivo: Dzagoev- Pode ter sido uma surpresa para alguns, mas para quem acompanha, não é nada surpreendente o que esta estrela russo fez este Europeu. Pura classe, é o comandante da avalanche russa. Além de um playmaker de luxo, ainda aparece a finalizar, onde conta com três golos. 

Extremo: Krohn-Dehli- Rápido, boa técnica, e responsável por vários perigos dinamarqueses. Um dos grandes responsáveis do facto da Dinamrca ter lutado até ao fim. Apontou dois golos

Extremo: Pilar- Um perigo à solta. Muito difícil de parar, foi um pesadelo para os adversários. Apontou dois golos. 

Ponta de lança: Mário Gomez- O melhor do mundo na sua posição. Finalizador nato, marca de todas as formas e feitios. Um dos melhores marcador da competição com três golos. 

Banco
Guarda-Redes: Isaksson- Com a sua segurança e enormes defesas, tudo fez para não sair de cena.
Defesa: Hummels- Transmite segurança, e comanda a defesa alemã, sempre com classe.
Médio: Gerrard- Motor e patrão da formação inglesa. Máximo assistente da prova.
Avançado: Mandzukic- Guerreiro no ataque, e forte cabeceador e finalizador. Um dos melhores marcadores da prova, com três golos. 


Como melhor jogo até agora, escolho o Inglaterra 3-2 Suécia, pela emoção e pela imprevisibilidade no marcador. Isto, apesar do Itália X Espanha ter sido melhor tacticamente e tecnicamente. 
O melhor golo vai claramente para o de Ibrahimovic, frente à França. 

Destaques pela negativa colectivamente
- Holanda, isto de só ter craques não chega. 
- Rússia, era a melhor equipa do deu grupo, e apesar de deslumbrar com o seu futebol, acabou fora. 

Destaques pela negativa, individualmente
- Robben, Holanda - Há semelhança da sua selecção, esteve muitos furos abaixos do que aquilo que pode. 
- Ninis, Grécia - Apenas jogou 45 minutos no 1º jogo, e aí não foi o Ninis desiquilibrante que eu conheço ...
- Gotze, Alemanha - O golden boy ainda não teve oportunidades para se mostrar. 

Destaques pela positiva, colectivamente 
- Grécia- Contra todas as expectativas, conseguiu resuscitar
- Republica Checa- à semelhança da Grécia, também renasceu, depois de ter sido goleado no 1º jogo.
- Croácia- Deu muita luta aos últimos dois campeões do mundo

Destaques pela positiva, individualmente
- Pirlo, Itália
- Iniesta, Espanha
- Dzagoev, Rússia
- Pilar, Républica Checa
- Krohn-Dehli, Dinamarca
- Mandzukic, Croácia

2 comentários:

Pedro disse...

Boas Rui,


A Rússia foi mesmo uma desilusão, com um plantel recheado de craques e depois do primeiro jogo ninguém previa a eliminação.

nos destaques concordo com tudo o que disseste, adicionava apenas o jiracek nos destaques pela positiva e o plante todo da Holanda nos destaques negativos individuais.

No onze tirava o Pepe e metia o HUmmels, sendo que o kadlec seria suplente
Abraço e excelente trabalho

Anónimo disse...

Muito Bom! Concordo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...