Ads 468x60px

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Futebol Brasileiro - 19ª Jornada do Brasileirão

Saudações brasileiras, amigos do Contra-Ataque!

A 19ª rodada fechou o primeiro turno do Brasileirão-12 com doses cavalares de emoção. Campeão simbólico dessa primeira metade do torneio, o Atlético Mineiro viu sua vantagem ser reduzida, fato que o obriga a vencer a partida que ainda possui pendente para voltar a ter alguma tranquilidade. Na zona da degola, a briga esquentou e está claramente aberta. Até quem andava cabisbaixo se animou com a possibilidade de entrar no G-4. Enfim, o returno promete!

(tabela globo.com)

Conforme alertado semana passada, a última rodada foi reservada para os duelos regionais com intuito de evitar qualquer tipo de maracutaia, mala branca, preta, azul, amarela, etc, que possa favorecer ou prejudicar alguma equipe. Porém, a esta altura da competição, tivemos a sorte de coincidir os clássicos com confrontos diretos.

Provavelmente, o primeiro grande confronto da rodada foi entre Fluminense e Vasco. Em noite de Thiago Neves, o Flu bateu o Gigante da Colina por 2 a 1, com dois gols do meia tricolor. Gum, contra, diminuiu para a equipe cruz-maltina. Resultado ótimo para o Fluminense que, além de consolidar-se na vice-liderança, viu o Cruzeiro arrancar um polêmico empate diante do Atlético Mineiro aos 56 minutos do segundo tempo.

É, acredite se quiser, foi uma coisa de louco mesmo! Wallyson entrou no lugar de Fabinho ainda no primeiro tempo e mostrou estrela ao abrir a contagem para o Cruzeiro. Leonardo Silva acertou belo chute de canhota e empatou a partida. Daí o surreal resolveu agir. Ronaldinho recebeu a bola aos 44 do segundo tempo, arrancou rumo ao gol, se livrou da marcação e tirou do goleiro Fábio. Golaço! Porém, aos 56 minutos - em razão da interrupção que a partida sofreu pelo arremesso de objetos no campo pela torcida celeste - o inesperado aconteceu. Num lance polêmico em que Montillo teria cometido falta em Guilherme, a jogada culminou no gol do zagueiro Mateus, que não perdoou: 2 a 2.

Outro grande beneficiado na rodada com o tropeço do Galo e do Vasco foi o Grêmio. O Gre-nal disputado no Beira-Rio foi vencido pelo Tricolor Imortal em pleno campo adversário. Elano fez o único gol da partida aos 7 minutos de jogo. Resultado terrível para o Colorado que, além de ver o rival distanciar na tabela, sofre para engrenar no campeonato. Forlán, contratação bombástica, ainda não mostrou a que veio.

Para encerrar a briga pelo G-4, mais dois clássicos interessantes.

No Pacaembu, o São Paulo foi encarar o Corinthians disposto a acabar com a sina de sempre tropeçar no rival. A lembrança da goleada sofrida no palco da partida em 2011 por 5 a 0 ainda atormentava a torcida e assombrava o clube. Tanto que Emerson Sheik abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo. Perdido, o São Paulo cansou de ver o Timão desperdiçar chance atrás de chance. Até que a máxima de "quem não faz, leva" prevaleceu. Lucas arrancou pelo meio e serviu Luis Fabiano, que bateu cruzado para vencer Cássio. No segundo tempo, a partida equilibrou e Luis Fabiano novamente se mostrou fundamental. Jadson lançou o atacante que entrou sozinho na área, driblou Cássio e mandou para as redes. A vitória deixa o Tricolor esperançoso na vaga na Libertadores, mesmo sem impor maiores prejuízos ao Timão, claramente preocupado com o Mundial no fim do ano.

A emoção que sobrou no Pacaembu faltou no Engenhão. Botafogo e Flamengo fizeram um jogo bem "mais ou menos" e não conseguiram tirar o zero do placar.

Zero a zero eletrizante aconteceu na Ilha do Retiro, no duelo entre Sport e Náutico. Brilhou a estrela de Gideão, goleiro do Timbu, que impediu o triunfo dos mandantes com grandes intervenções. Enquanto o Náutico mantém distância relativamente segura da zona da degola, o Sport ainda sofre na vice-lanterna.

Já que o assunto é zona do rebaixamento, no último clássico que falta relatar, o Palmeiras encarou o Santos no Pacaembu e perdeu por 2 a 1, de virada, com show de Neymar. Correa abriu o placar para o Verdão, contudo, o Peixe tinha Neymar. De falta, encontrou o ângulo de Bruno para empatar a partida. Na segunda etapa, recebeu na entrada da área e bateu rasteiro no canto do goleiro palmeirense. Caprichosamente, a bola beijou a trave antes de morrer nas redes e dar números finais ao embate. Pesadelo para o Verdão, que retorna à temida zona. Alívio para o Santos, já na zona intermediária da tábua de classificação.

Encerrados os clássicos, mais três partidas movimentaram a rodada.

Ponte Preta e Portuguesa se enfrentaram em Campinas com vitória da Macaca, 2 a 1. Ambos tentos da Ponte foram marcados por Giancarlo. Bruno Mineiro descontou para a Lusa. As duas equipes ainda precisam apresentar algo a mais para afastar definitivamente o fantasma do rebaixamento.

Bahia e Atlético Goianiense fizeram outro duelo interessante para evitar a degola. No entanto, o Tricolor decepcionou sua torcida e ficou no 1 a 1 contra os goianos. O empate é desesperados para ambos, que seguem com a faca no pescoço.

Por fim, talvez um dos grandes resultados da rodada foi a vitória do lanterna Figueirense sobre o Coritiba, 3 a 1, com 3 gols de Aloísio. Anderson Aquino fez o de honra do paranaenses. O Figueira soma agora 14 pontos e está a somente 3 pontos da 16ª posição, a primeira fora da zona. Ou seja, muita água vai rolar embaixo dessa ponte chamada Brasileirão!

É isso, pessoal!

Até a próxima rodada!

Gabriel Casaqui
www.obotecoesportivo.blogspot.com
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios: botecoesportivo12@gmail.com

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...